1 de janeiro de 2007

Şekerpare

Şekerpare

Para 6-8 pessoas

4 chávenas de café de margarina derretida * 12 chávenas de café de farinha * 1 colher de sobremesa de fermento * 2 ovos * 4 chávenas de café de açúcar * avelãs inteiras para guarnecer

Calda de açúcar:

3 1/2 copos de açúcar * 3 1/2 copos de água * 1 colher de sopa de sumo de limão

Misture os ovos, a margarina e o açúcar. Adicione a farinha e o fermento e amasse bem. Pegue em porções de massa do tamanho de uma noz, dê-lhes uma forma arredondada e coloque no centro uma avelã. Unte um tabuleiro com óleo ou margarina e leve a cozer em forno pré-aquecido a 170º. Prepare a calda. Cozinhe o açúcar com a água até ferver. Deixe ferver durante cerca de três minutos, retire do lume e adicione o sumo de limão. Retire os bolinhos do forno, e, com uma colher de sopa, regue-os com a calda morna enquanto ainda estão quentes. Aguarde cerca de 15 minutos até absorverem a calda. Depois, com a ajuda de uma espátula, coloque-os num prato de servir.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lídia
Parabéns pelo seu óptimo blogue.
Excelente 2007...

Abraço

Lídia Lopes disse...

Obrigada Graça, desejo-lhe também um Excelente Ano de 2007!

Susana Nunes disse...

Bom dia Lídia,

Não posso deixar de lhe agradecer pelas excelentes receitas, que tão bem me ajudam a recordar a Turquia, país que me marcou profundamente.
Quanto à receita de Şekerpare, fiquei na dúvida quando a decidi experimentar, porque sempre tive a sensação de que eram feitos com sêmola fina e não com farinha. Decidi segui-la de qualquer maneira e realmente penso que, para os Şekerpares ficarem húmidos como os autênticos, têm de ser feitos com sêmola (como a que se utiliza para se fazer couscous, mas mais fina). Embora seja não seja muito fácil de encontrar em Portugal, na Turquia existe em qualquer supermercado.
Já agora, fica a sugestão: de todos os locais que visitei, nunca provei Şekerpares tão bons como em Safranbolu!

Excelente continuação,

Susana Nunes

Lídia Lopes disse...

Olá Susana,

Agradeço o seu comentário. Realmente existem outras receitas de şekerpare que usam sêmola de trigo, mas não acho que interfira com o facto de ficarem mais ou menos húmidos. Isso estará mais relacionado com a calda de açúcar. Um dia destes publico uma receita feita com sêmola de trigo e pode comparar os resultados. Aqui na Turquia podem comprar-se os bolinhos de şekerpare já feitos e depois é só adicionar-lhes a calda. Sugiro que se vier à Turquia compre saquinhos de şekerpare. Ficam deliciosos. Aí, a diferença relativamente aos que se compram já preparados é mínima. Também existem kemalpaşa semi-preparados. De qualquer modo, eu gosto muito desta receita. O lokum de Safranbolu é também uma delícia. Tem açafrão...

Abraço e volte sempre