7 de março de 2008

As Azeitonas no Pequeno-Almoço Turco




As azeitonas (zeytin) são um dos ingredientes fundamentais num pequeno-almoço tradicional turco, a par do chá turco, do pão, dos queijos, da manteiga, das compotas, do ovo cozido, do chocolate para barrar... No Verão, juntam-se a estes ingredientes o tomate e o pepino. Não se trata de uma salada. Tanto o tomate como o pepino são servidos de forma muito simples, unicamente fatiados e sem tempero ou com um pouco de sal. Mas imensas iguarias podem fazer parte de um pequeno-almoço turco, principalmente durante as férias e nos fins-de-semana, tais como böreks, poğaças, açmas, gözlemes, batatas fritas, ovos com chouriço turco e até sopa!
O pequeno-almoço é tão importante e especial na Turquia que até surgem convites para pequeno-almoço. Ou seja, não é só ao jantar e ao almoço que as famílias e amigos se reunem. É claro que esses momentos só se proporcionam com mais frequência durante as férias ou aos fins-de-semana.
Existem locais na Turquia famosos pelo seu pequeno-almoço e há quem faça quilómetros para tomar um pequeno-almoço em Van, uma cidade localizada no leste da Turquia, próximo da fronteira com o Irão que é famosa, entre outras coisas, pela sua "cultura do pequeno-almoço". Aqui fica a sugestão...
As azeitonas turcas são muito saborosas. As brancas são vendidas depois de golpeadas e conservadas em salmoura com limão. As pretas têm um aspecto rugoso e brilhante. O brilho deve-se à sua imersão prévia em óleo ou azeite. Esta preparação dá-lhes um sabor muito especial e característico.

Pode ver aqui receitas de algumas das iguarias que podem integrar um pequeno-almoço turco.

10 comentários:

Anónimo disse...

Lídia,passa lá no meu blog deixei lá um miminho para ti, para um blog delicioso e que eu gostomuito de visitar, um beijinho, bom fim de semana

Marizé disse...

Mais uma maravilhosa lição de história gastronómica.

Beijocas e bom fim de semana

risonha disse...

uma vez mais um verdadeiro banho de cultura... aqui acho que é impensável comer azeitonas ao pequeno almoço... lol
beijos

Nysa disse...

essa eu já sabia das minhas amigas turcas aqui... eu nao era capaz logo de manha uma azeitoninha.. ai meu rico café!!!!

turbolenta disse...

Cada país tem os seus hábitos.
E em Portugal o pequeno almoço não é uma refeição a que se dê o devido relevo.
Isto é errado, pois ela devia ser uma refeição substancial, que nos desse energia para começarmos o dia da melhor maneira.
Geralmente por aqui, poucos vão mais além que o pão com qualquer coisa, o iogurte e o cafézinho.
Isto quando é... porque a maioria quase nem peq.almoço toma.
Uma coisa é certa, se tomarmos um grande pequeno almoço, aceleramos o nosso metabolismo e isso é muito benéfico para a nossa saúde.
Quanto às azeitonas: são uma das minhas perdições, mas não sei se, logo de manhã, as conseguiria introduzir, com sucesso, nos meus hábitos.
bom fim de semana

kuka disse...

Tenho que ir á Turquia.

Filipe Tourais disse...

Óptimas sugestões!
Já agora, é pena é que o blog tenha popups... devem-se ao contador que usam.

risonha disse...

querida lídia, hoje finalmente postei a tua sopa de aletria e tomate.
beijos

Luciana Macêdo disse...

Fico aqui imaginando o sabor.
Bjs!

Fabrícia disse...

Lídia....estou de boca aberta....
Já me delicio na Tunísia imagina na Turquia...vou capotar...
Bjcas.
ps: fiz uma sobremesa turca neste final-de-semana.....