18 de março de 2008

Batata Recheada (Kumpir)


Karışık Kumpir.

Apesar de também importar alguma fast-food essencialmente americana, a Turquia tem a sua própria fast-food, que é muito variada e interessante. Um dos maiores exemplos é o kumpir. Trata-se de uma batata grande que é previamente assada com a casca num forno especial. Depois, é aberta no sentido longitudinal e é recheada. Primeiro a polpa da batata é amassada e misturada com manteiga para se obter um puré suculento. Depois, começa o processo de recheio, para o qual existem diversas opções. Os ingredientes geralmente disponíveis são: salada russa, milho cozido, ervilhas cozidas, salsichas aos bocadinhos, queijo kaşar ralado, pickles de pepino picados, frango cozido desfiado, cogumelos cozidos laminados, azeitonas laminadas... Tudo rematado com ketchup e maionese.


Kumpir com Cogumelos e Frango (Mantarlı ve Tavuklu Kumpir).

Existem casas especializadas em Kumpir que têm um menu que pode ter dez ou mais variedades de kumpir. Ou seja, os ingredientes que referi acima e outros são combinados de forma diferente, e dão origem a várias opções de Kumpir. Existe ainda um tipo de Kumpir que é composto por um pouco de cada ingrediente, o que resulta num mega recheio (Karışık Kumpir).


Sim Kumpir, Ancara. Fevereiro 2008.

10 comentários:

risonha disse...

Lídia, eu já tenho dito que não sou muito fã de batatas, mas estas são demais... se for á Turquia algum dia quero provar esta fast-food.. quero mesmo!

turbolenta disse...

Pelo menos esta é fast-food diferente da que temos por aqui.Confesso não apreciar demasiado este tipo de comida, mas fiquei com curiosidade nestas batatas recheadas
boa Páscoa.
bjs

Miss Slim disse...

Lídia, pelo menos o vosso fast-food é bem mais saudavél:)

Bjo:)

Luciana Macêdo disse...

Batatas não faltam na minha cozinha e recheá-las é sempre uma nova surpresa. Gosto de prepará-las.
Aqui também temos um fast-food que serve estas batatas grandes com diversos recheios, não me lembro o nome.
Bjs!

Anónimo disse...

Lidia...

Estou agora mesmo com a outra versao no forno.
~Daqui a pouco, janta-se.....

Depois conto que tal, mas parece divinal...a filhote esta a cuidar dos remates,heheh

Jinhos,
SAO

Nysa disse...

gosto muito da batata cozinhada assim :-) aqui há muitos restaurantes com essa comida, por isso conheco. mas a versao turca ainda nao provei - parece-me muito bem!

Anónimo disse...

Mr.Kumpir Katalog: http://www.mrkumpir.com/pdf/MrKumpirENG.pdf

www.mrkumpir.com

Anónimo disse...

Lidia,

venho dar noticias.......

A minha filhota, que nao sai á mae e nao gosta da cozinha, adorou o fast food, quer fazer este prato para sexta, para o jantardo irmão e já anda a improvisar recheios....
Agora diz que quer comprar super batatas...para rechear.
E pergunta qual o forno especial.se pode ser o normal, da cozinha.......
Jinhos,
SAO

Lídia disse...

São,

Que bom que gostaram :) Falei em forno especial porque eles costumam ser todos iguais e parece haver um tipo específico. Acho que funciona da mesma maneira colocar as batatas num forno comum. É como assar batatas a murro. É só colocá-las no forno e grelhá-las com a casca. Depois, abrem-se ao meio e recheiam-se como expliquei. Fico contente por a sua filha ter gostado e ter ficado tão entusiasmada. Sempre achei esta especialidade muito original e interessante. Espero que corra bem a versão original e, se quiser contar como correu vou adorar saber!
Beijinhos e obrigada por partilhar :)

gabrielli disse...

Olá Lidia...
Gostaria de saber se a oriegm da Batata recheada é turca...estou fazendo uma pesquisa onde tenho que saber a origem de alguns pratos e nesse entra a batata recheada. Se puder se ajudar ficaria muito grata. E que linda batata...o sabor deve ser melhor ainda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...linkwithin_text='Poderá também gostar de:'