As amêndoas verdes costumam aparecer à venda na Turquia entre finais de Março e meados de Abril. São geralmente consumidas com a casca e polvilhadas com sal como forma de quebrar a acidez. Nesta fase de maturação o seu caroço é muito macio e quase inexistente, e o fruto é consumido na totalidade. São ácidas, duras e pouco suculentas, mas são uma iguaria muito apreciada. Também podem ser preparados pratos quentes com amêndoas verdes. O mais conhecido é um estufado de amêndoas verdes (zeytinyaglı çağla).
Não são só as amêndoas que são apreciadas ainda verdes. O mesmo se passa com as ameixas e com os alperces verdes, cuja época já começou.
Ver também: Amêndoa Verde (Çağla)
Não são só as amêndoas que são apreciadas ainda verdes. O mesmo se passa com as ameixas e com os alperces verdes, cuja época já começou.
5 comentários:
Muitissimo interessante este aspecto de cultura turca...quem iria imaginar que se comia amendoa verde, ou urtigas na confecçaõ de pratos?
Sinceramente, nunca tal imaginei e dá vontade de comer estas iguarias...pena é, cá nao se entrarem........
Continue, lidia, por favor. Isto é cultura!
:) SAO
interessante! e tu recomendas??? beijocas
SAO,
Já estava com saudades suas :)
Obrigada pelas suas palavras. Sem dúvida que são palavras assim que me motivam a continuar.
Nysa,
Claro que recomendo! Só depois de provar é que cada um sabe se gosta. O paladar é algo extremamente subjectivo. Eu gosto particularmente de batido de amêndoa verde com pekmez ou mel.
Lídia,
Adoramos amêndoas verdes...por aqui aparecem em meados de julho. Compro aos montes...divina.
Bjs.
Lídia, a cada vez que passo por aqui, aumenta a minha vontade de conhecer a Turquia ( e consequentemente todas estas iguarias). O Cozinha está cada vez melhor e mais informativo. Parabéns !
Enviar um comentário