3 de maio de 2009

Bulgur com Beringela e Hortelã (Patlıcanlı Bulgur Pilavı)



Para 4-6 pessoas

1 1/2 copo de bulgur de grão grosso * 2 beringelas * 1 colher de sopa de polpa de tomate * 5 colheres de sopa de azeite * 2 1/4 copos de água * sal * pimenta preta * hortelã seca

Descasque as beringelas no sentido longitudinal e intercaladamente de forma a deixar listas de casca. Corte as beringelas em cubos pequenos e coloque de molho em água com sal durante cerca de dez minutos. Esprema e salteie a beringela no azeite (duas colheres de sopa) até ficar macia e totalmente cozinhada. Reserve. Lave o bulgur. Salteie-o no azeite (três colheres de sopa) durante alguns minutos. Junte a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e misture. Adicione a água e cozinhe com o tacho coberto até a água evaporar. Junte a beringela e misture. Polvilhe com hortelã seca e sirva.

7 comentários:

Artes da Ló disse...

Hummmmmmmm amei a receita!

A DONA DO MUNDO disse...

SERÁ QUE TEMOS BULGUR AQUI NO BRASIL?
BEIJO E BOM DOMINGO

Isabel Andrea disse...

Cara Lídia, o que é bulgur? Existe aqui em Portugal? Obrigada. Isabel

Fomá_Fomitch disse...

Boa noite! Vivi na Turquia 5 meses e gostei muito da gastronomia, mas aqui é difícil encontrar certos ingredientes. Sabe onde é que posso encontrar o bulgur em Portugal?

Lídia Lopes disse...

Olá a todos,
Com certeza que existe bulgur no Brasil e em Portugal. Existe um artigo neste blogue que explica o que é bulgur e para o qual existe um link nesta receita. Em Portugal, o bulgur pode ser facilmente encontrado nas grandes superfícies e nas ervanárias e lojas de produtos naturais.

Isabel Andrea disse...

Oi Lidia, irei à procura do Bulgur, mas será que se chama assim?aqui em Portugal, o que é isso? é um legume seco é....?
Obrigada, Isabel
Ahhh... tudo o que tenho experimentado é sempre muito bom. E passei a fazer quase todos os dias alguma receita

Lídia Lopes disse...

Isabel,
Penso que ainda não leu a minha explicação sobre o bulgur. Sempre que falo de bulgur em alguma receita, existe um link que direcciona para o respectivo 'post' onde explico o que é o bulgur. É um cereal, mais concretamente trigo. Sim, o nome em Portugal é bulgur. Encontra bulgur facilmente, mesmo nos hipermercados ou então em qualquer boa ervanária. Que bom que está a gostar das receitas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...linkwithin_text='Poderá também gostar de:'