30 de dezembro de 2007

Ano Novo (Yeni Yıl)

Na celebração do Ano Novo na Turquia, a refeição que ocupa total destaque é a da ceia de Ano Novo, que poderá ser composta por um jantar com sopa, uma ou mais entradas (mezes), pilaf, salada, um prato principal, que pode ser perú recheado (Hindi Dolması), frango recheado (Tavuk Dolması) ou outros pratos, e uma ou mais sobremesas.



O recheio mais comum do perú ou do frango é o iç pilavı, que geralmente contém groselhas secas, pinhões, fígado de frango em pequenos pedaços, e é aromatizado com pimenta-da-jamaica e canela. Muitas vezes, o perú, para além do recheio de arroz, também é recheado com castanhas (Kestaneli Hindi Dolması).
O perú inteiro só aparece nos supermercados nesta altura do ano, não sendo uma carne muito consumida na Turquia no resto do ano.

O jantar pode ser acompanhado com vinho, que nesta altura ocupa lugar de destaque na mesa, no caso dos consumidores e apreciadores de bebidas alcoólicas.



A bebida alcoólica mais apreciada e consumida na Turquia é o rakı, que é também a bebida nacional do país. Como tal, é muito popular na mesa da ceia de Ano Novo.



O rakı não é consumido puro. É sempre misturado com água e acompanhado também com água. Outra companhia inseparável do rakı são as mezes, que são um vasto leque de aperitivos turcos, nomeadamente rolinhos de folhas de videira, diversos köfte, dolmas, entre muitos outros.

Após o jantar, a noite pode continuar com várias mezes, com rakı e outras bebidas, e também com kuruyemiş (frutos secos).


Vinhos, kuruyemiş e abacaxis em destaque num supermercado de Ancara.

As ementas dos restaurantes e hotéis podem repetir este tipo de menu ou podem optar por menus mais internacionais.

A noite de passagem de Ano é passada geralmente em alegre convívio entre familiares e amigos, animada por jogos típicos dessa noite, eventualmente colorida com arranjos de flores que fazem lembrar os natalícios, e iluminada muitas vezes por luzes intermitentes que podem decorar um pinheiro "de Natal" e também as janelas e varandas. Também se trocam presentes nesta noite, e há espectáculos de passagem de Ano na televisão, nas principais praças das cidades, em hotéis, restaurantes e bares, para além das reuniões espontâneas nas ruas.

Feliz Ano Novo! ***** Mutlu Yıllar!

3 comentários:

Unknown disse...

feliz 2008!!!!!

Nysa disse...

tudo de bom para 2008!!!! e obrigada pelas fotos lindas e as reportagens!!! beijocas

Laranjinha disse...

Feliz Ano Novo!