2 de setembro de 2008

O Pão do Ramadão (Ramazan Pidesi) e outras curiosidades sobre o Ramadão



Começou o Ramadão e com ele chegou também o delicioso Ramazan Pidesi ou Pide do Ramadão. Este pão não é exclusivo do Ramadão, mas é durante este mês que é mais produzido e consumido, ou não fosse ele o pão por excelência do Ramadão tal como o seu nome indica. É pincelado com ovo e polvilhado com sementes de sésamo e sésamo preto e cozido em forno a lenha. Pode ser de tamanho pequeno, como o da foto, ou pode ter o dobro desse tamanho.
O Ramadão começou no dia 1 de Setembro e termina no dia 29 de Setembro. Nos dias 30 de Setembro e 1 e 2 de Outubro celebra-se o Festival do Ramadão ou Festival do Açúcar (Şeker Bayramı).
Ao contrário do que se possa pensar, Ramadão na Turquia significa também a altura do ano em que as famílias sunitas que praticam o oruç (jejum do Ramadão) mais capricham na confecção de pratos para o sahur e iftar, respectivamente as refeições antes do nascer do sol e depois do pôr-do-sol. Quem pratica o jejum desperta para a primeira refeição do dia (sahur) cerca de uma hora antes do nascer do sol. Nessa altura ouve-se em algumas regiões o som de tambores que outrora funcionava como despertador. São os Ramazan Davulcusu (tocadores de tambor do Ramadão) que mantêm uma tradição que remonta há vários séculos. Se em algumas regiões se vestem a rigor imitando os tempos antigos e se deslocam a pé, em outros locais deslocam-se em camiões de caixa aberta a relativa velocidade para percorrerem vários arruamentos no menor espaço de tempo.
O Ramadão é vivido na Turquia com grande intensidade também em termos gastronómicos. Durante este mês os produtos alimentares mais típicos do Ramadão ocupam lugares de destaque em todos os supermercados, como as tâmaras e outros frutos secos, massa para güllaç, şekerpare, kemalpaşa e revani semi-preparados, entre outros. Durante a noite pequenas mercearias e restaurantes encontram-se abertos até à hora do sahur. Grandes tendas säo montadas em vários pontos das cidades, vilas e aldeias para que sejam oferecidas as refeições do sahur e do iftar às populações mais carenciadas. Em algumas mesquitas também são organizadas refeições do sahur e do iftar.

Ver também: O Ramadão e a Culinária Turca.

3 comentários:

Noémia disse...

Muito interessante a forma como é vivido o Ramadão aí na Turquia, e pelo menos agora fiquei a saber as datas! :)

Fabrícia disse...

Como na segunda foi feriado por aqui a familia do marido fez o primeiro jantar de ramada juntos na noite de ontem. Sopa tunisiana, brick, tâmaras .... fizeram parte da refeiçao.
Bjs.

Anónimo disse...

Um banho de cultura bem interessante.
Já sabia que o ramadã se festeja com bastante rigor e bem a preceito e já tive a oportunidade de durante vários anos poder fazer a refeição da noite com mulçumanos.
Talvez (de certeza, alguns)alimentos diferentes dos da Turquia, mas o sentimento religioso, muito grande.
:)SAO