27 de setembro de 2008

Muhallebi com Pistácios e Molho de Ginja (Sakızlı Hünkar Muhallebisi)

Para 4-5 pessoas

1 1/2 copo (250 g) de açúcar * 5 copos de leite * 1 1/2 copo (150 g) de amido de milho * 1 copo de água * 3 gomas de mástique (também designadas por gotas ou pérolas de mástique, resina de lentisco, resina de aroeira) * 1 copo de pistácios laminados

Guarnição:

Pistácios laminados q.b. * molho de ginja

Para o molho de ginja:

1 1 /2 copo de ginjas * 1 copo de açúcar

Leve ao lume o leite juntamente com o açúcar. Adicione o leite e as gotas de mástique previamente cortadas finamente com a ajuda de uma faca. Deixe levantar fervura. Entretanto, misture o amido de milho com um copo de água fria e bata bem. Quando o leite levantar fervura adicione os pistácios laminados. Junte depois, lentamente, a mistura do amido de milho com a água mexendo sempre. Cozinhe em lume médio e deixe ferver durante um a dois minutos. Coloque num tabuleiro de pirex e deixe arrefecer. Quando estiver frio corte com a forma desejada. Decore a gosto. Neste caso foi guarnecido com pistácios laminados e com molho de ginja. Para preparar o molho de ginja proceda da seguinte forma: retiros caroços às ginjas e coloque-as no liquidificador. Adicione o açúcar e reduza tudo a puré.

4 comentários:

Noémia disse...

Oh Lídia, assim não vale!Deve ser muito bom, mas onde é que vamos descobrir o mástique para experimentar a receitinha?:)

Anónimo disse...

Lídia, aqui no Brasil e no meu ramo, mastique é usado pra vedar juntas de dilatação. Muito interessante !
Você recebeu o meu e-mail ?

Nysa disse...

deve ser muito bom com molho de ginja ;-)

Mary disse...

Olá,

Gostei desta receita fiquei fã do teu blog.visita meu blog


bjs