24 de novembro de 2012

Salada de Bulgur (Kısır)

Para 6 pessoas

2 copos de bulgur de grão fino (trigo tabule) * 2 copos de água quente * 3 colheres de sopa de azeite * sumo de 1 limão * 1 colher de sopa de xarope de romã (nar ekşisi) * 2 colheres de sopa de pasta de tomate * 2 colheres de sopa de pasta de pimentão * 2 tomates * 2 pepinos * 4 folhas de alface * 3-4 pés de cebolinho * 75 g de salsa * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * folhas de alface q.b.
 
Coloque o bulgur num recipiente com água quente. Cubra o recipiente e aguarde até o bulgur absorver toda a água e arrefecer. Adicione o azeite, o sumo de limão, o vinagre de romã, as pastas de tomate e de pimentão, o sal, a pimenta preta e a pimenta vermelha. Descasque os tomates e os pepinos, corte-os aos cubos pequenos e adicione-os ao bulgur. Corte em juliana fina as folhas de alface, o cebolinho e a salsa. Adicione ao bulgur e misture bem. Coloque numa travessa sobre folhas de alface.


Este prato é ideal como complemento de refeição leve nos dias quentes de Verão. É muito popular nas casas turcas durante o Verão.

6 comentários:

Cláudia A. disse...

Receita maravilhosa como sempre. Como se come bem aí na Turquia. Acho que vou dar uma passeadinha aí. Beijo.

Joaninha disse...

Que delícia! E aprendo sempre alguma coisa sempre que venho cá espreitar! :-)

Fay van Gelder disse...

Deve ser mesmo uma delicia.
Bjo

Anónimo disse...

Muito bem...

Anónimo disse...

Hummmmm, que delícia! Vinagre de Romã eu nunca vi nem experimentei...adorei a receita!
Um beijo.


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Vera disse...

Aqui é fácil encontrar bulgur (através dos comerciantes que são quase todos libaneses) e noutro dia experimentei fazer uma espécie de taboulé mas saiu ... uma porcaria. este tempero parece uma boa solução !