30 de outubro de 2007

Pazar Günü



Feira semanal em Sincan ao entardecer. Ancara, Agosto 2007.

Crepes Crocantes de Carne Picada (Lahmacun)

Lahmacun

O lahmacun é uma fast-food turca muito popular. Consiste numa massa fina coberta com carne picada e especiarias, entre elas o sumak, que lhe dá um sabor inconfundível. Depois é cozido tradicionalmente a lenha, e o resultado final é delicioso, especialmente por a massa ficar tão estaladiça. É servido com salsa e limão, que se coloca no centro do lahmacun, que depois é enrolado e consumido como se fosse uma sanduíche. A bebida ideal para acompanhar o lahmacun é o ayran.

25 de outubro de 2007

Maçãs de Amasya (Amasya Elması)

Maçãs de Amasya (Amasya Elması)

Amasya é uma cidade turca localizada na região do Mar Negro onde se produzem umas maçãs muito doces e deliciosas.

21 de outubro de 2007

Hoje é Dia de Aniversário! (Bugün Doğum Günü!)


Pormenor da montra de uma pastelaria em Ancara, Setembro 2007.

Este blogue celebra hoje um ano de existência. Obrigada pelas vossas visitas!

19 de outubro de 2007

Venda ambulante de milho cozido e assado



A venda ambulante de milho, que pode ser cozido ou assado, é uma prática muito comum no Verão, um pouco por toda a Turquia. A espiga é polvilhada com sal e está pronta a comer.
O vendedor da fotografia improvisou o seu ponto de venda, mas existem carrinhos totalmente apetrechados.



Ancara, Maio de 2007.

16 de outubro de 2007

Leite-Creme Queimado (Kazandibi)






















Para 6 pessoas

1 peito de frango * 1 colher de sopa de sumo de limão * 7 copos de leite * ½ colher de chá de sal * 1 ½ copo de açúcar * 2 colheres de sopa de farinha de trigo * 2 colheres de sopa de amido de milho * 1 colher de sopa de farinha de arroz

Comece por cortar o peito de frango em dois e cozê-lo com sumo de limão. Retire do lume, deixe arrefecer e desfie-o. Coloque em água fria durante alguns minutos. Depois esfregue o frango nas mãos, ao mesmo tempo que o passa por água corrente até perder todo o seu odor. Esprema-o e reserve. Entretanto, coloque o leite num tacho. Adicione o açúcar e o sal e misture. Deixe levantar fervura. Noutro recipiente, misture a farinha de trigo, o amido de milho e a farinha de arroz. Quando o leite ferver retire uma concha e misture com as farinhas e amido. Depois, adicione lentamente esta mistura ao leite. Cozinhe em lume brando durante cinco minutos. Adicione o frango e misture com um garfo. Cozinhe durante mais dez minutos. Quando a mistura estiver consistente retire do lume. Enquanto o creme ainda está quente, coloque-o num tabuleiro largo (pode ser uma assadeira) e leve ao lume. Vá virando o tabuleiro, de forma a que o calor abranja toda a área do tabuleiro. Deixe repousar durante três a quatro horas. Corte aos quadrados e vire a superfície queimada para cima.

15 de outubro de 2007

Ezme & Urfalı Kebap



A ezme, que significa literalmente esmagar ou triturar, é uma entrada muito popular na Turquia. É caracterizada por vários legumes triturados, com destaque para o tomate, pimentos e cebola, e enriquecida com pimenta vermelha e/ou pimenta vermelha de Urfa (isot biber).



O Kebab de Urfa (Urfalı Kebap), é, tal como Kebab de Adana (Adanalı Kebap), um prato composto por espetadas de carne de vitela ou borrego picada manualmente com uma faca, e depois colocada à volta e ao longo de todo o comprimento de um espeto. É depois grelhada na brasa, e quando pronta é retirada do espeto, mantendo a forma estreita e alongada. A diferença entre estes dois kebabs, o de Urfa (Şanlıurfa) e o de Adana, nomes de duas cidades e capitais de província do sul da Turquia, é a presença ou não de picante. O de Urfa não tem picante e o de Adana tem, embora não seja demasiado pronunciado. Ambas costumam ser acompanhados com pilaf de bulgur com tomate.

12 de outubro de 2007

Boas Festas! (İyi Bayramlar!)



Começa hoje o Festival do Ramadão (Ramazan Bayramı) ou o Festival do Açúcar (Şeker Bayramı), como também é conhecido. As festas prolongam-se até Domingo e marcam o fim do Ramadão. İyi bayramlar (boas festas) é a frase mais ouvida durante estes dias. É tradição comprar rebuçados e bombons para oferecer às visitas e às crianças que batem à porta. É igualmente tradição o consumo de muitos doces, particularmente baklava, şekerpare, entre outros do género e, claro, lokum.

Mais pormenores sobre esta tradição aqui.

10 de outubro de 2007

Majun (Macun)




Vendedores de macun com trajes tradicionais do Império Otomano

O macun é um doce consumido principalmente pelas crianças e encontra-se mais frequentemente à venda nas épocas festivas, tais como o Ramadão e o Bayram.
O Ramazan Bayramı ou Festival do Ramadão é a festa que se segue ao Ramadão e que se celebra este ano nos dias 12, 13 e 14 de Outubro. Esta celebração também é conhecida como Şeker Bayramı ou Festival do Açúcar, porque é tradição consumir doces nessa altura. As crianças batem às portas para pedirem rebuçados e são também oferecidos bombons, rebuçados e alguns dos mais deliciosos doces tradicionais turcos às visitas.
O macun é um preparado doce com vários sabores e consistência pastosa, colocado à volta de um pauzinho. É uma tradição que já remonta ao Império Otomano.

8 de outubro de 2007

Uma Feira em Eskişehir

Eskişehir é uma cidade e capital de província localizada cerca de 300 quilómetros a oeste de Ancara. Aqui fica o registo de alguns dos muitos produtos expostos numa feira semanal no centro de Eskişehir.

Feijão (barbunya)
Feijão (barbunya).

Manjericão roxo (fesleğen)
Manjericão roxo (fesleğen).

Uvas de Izmir (İzmir üzümü)

Uvas de Izmir (İzmir üzümü)
Uvas de Izmir (İzmir üzümü). Estas uvas são muito doces e têm a particularidade de não terem grainhas.

Alfarroba (Keçiboynuzu)
Alfarroba (keçiboynuzu).

Beringelas (patlıcan)
Beringelas (patlıcan).

Figos (incir)
Figos (incir). Os de Aydın são os mais famosos e os mais deliciosos.

Feira semanal em Eskişehir, Agosto 2007.


7 de outubro de 2007

O Doce do Ramadão: Güllaç



O güllaç é o doce por excelência do Ramadão. Quem apreciar este doce, encontra-o à venda durante o Ramadão e, se o quiser preparar em casa, é a altura do ano certa para comprar as folhas de güllaç. As folhas de güllaç são muito finas e feitas à base de amido de milho, água e farinha. São hidratadas com leite adoçado com açúcar, e o recheio é geralmente de nozes.

5 de outubro de 2007

Rolos de Kadaif com Nozes e Pistácios (Cevizli Burma Kadayıf)


Para além do güllaç, os doces feitos à base de massa kadaif também são muito populares durante o Ramadão, embora possam ser encontrados à venda durante todo o ano.
A massa kadaif, utilizada no fabrico deste tipo de doces, é composta por longos fios muito finos de massa fresca.
 
Aqui fica a receita de Rolos de Kadaif com Nozes e Pistácios (Cevizli Burma Kadayıf):
 
 
500 g de massa kadaif (tel kadayıf) * 250 g de manteiga * 250 g de nozes picadas
 
Para a calda:

5 copos de açúcar * 2 copos de água * sumo de 1 limão
 
Guarnição:

Pistácios ralados
 
Derreta a manteiga e deixe arrefecer. Separe a massa kadaif fio a fio e disponha-a num tabuleiro de ir ao forno (assadeira). Cubra a massa kadaif com a manteiga derretida e molhe bem todos os fios na gordura. Pegue numa porção de massa (do tamanho de uma laranja) e estenda-a numa mesa de trabalho. Polvilhe com uma colher de sopa de nozes picadas e forme um rolo da seguinte forma: dobre-o primeiro no sentido da largura e depois novamente, dando várias voltas, segurando a massa pelas extremidades. Proceda assim com a restante massa kadaif. Coloque os rolinhos no tabuleiro que tem o que restou da manteiga derretida e leve a cozer em forno pré-aquecido a 200º até estarem tostadinhos. Entretanto prepare a calda. Leve ao lume o açúcar com a água durante 15 minutos. Junte o sumo de limão e retire do lume. Deixe arrefecer. Quando os rolinhos estiverem prontos, deixe-os arrefecer (até o tabuleiro estar morno) e cubra-os com a calda morna. Deixe repousar durante uma noite ou pelo menos durante quatro horas antes de servir. Nota: A massa kadaif é uma massa fresca composta por longos e finos fios.

4 de outubro de 2007

Venda de Peixe

 
Venda de peixe em Kızılay, Ancara. 

Pastéis de Feta em Massa Filo (Fırında Sigara Böreği)



Para 8 unidades

2 folhas de massa filo (yufka) * 1 colher de sopa de margarina * 25 ml de azeite * 2 colheres de sopa de iogurte * 1 ovo

Recheio:

1 1/2 copo de queijo feta esmagado * pimenta vermelha * 50 g de salsa * 50 g de endro

Guarnição:

1 ovo * sementes de sésamo q.b.

Derreta a margarina e deixe-a arrefecer. Depois, misture a margarina com o azeite, o iogurte, o ovo e um pouco de pimenta vermelha. As folhas de massa filo (yufka), na Turquia, têm cerca de 60 centímetros de diâmetro. Abra as duas folhas de massa filo. Coloque metade da mistura sobre uma das folhas e cubra-a com a outra. Cubra a superfície da outra folha com o remanescente da mistura. Corte as folhas de massa filo ao meio e depois dê dois cortes na diagonal (em cruz) de forma a obter oito triângulos iguais. Entretanto, prepare o recheio. Pique finamente a salsa e o funcho e misture com o queijo feta esmagado. Coloque um pouco desta mistura sobre cada triângulo, no sentido do comprimento. Dobre as extremidades de cada triângulo para o interior e forme rolinhos. Pincele com o ovo batido e polvilhe com sementes de sésamo. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º até dourarem.

1 de outubro de 2007

Bolo de Aniversário ou Bolo com Creme (Yaş Pasta)

Bolo de Aniversário ou Bolo com Creme (Yaş Pasta)

Este é um exemplo de bolo vendido nas pastelarias turcas. São bolos que podem ser vendidos inteiros, mas que também podem ser consumidos à fatia no estabelecimento. Têm sempre grande quantidade de cremes, geralmente à base de chantilly.
Yaş pasta tanto pode significar literalmente bolo húmido, molhado, como bolo de aniversário, uma vez que a palavra yaş tem esse duplo significado. São de facto bolos com creme, e são também bolos de aniversário, uma vez que é o único tipo de bolo que existe à venda para esse efeito.

Cola Turka

Esta é uma publicidade especial da Cola Turka para o Ramadão: