29 de setembro de 2007

Um exemplar de "pizza turca" (Pide)

Um exemplar de

Esta é uma variedade de pide, com recheio de pedacinhos de carne de vaca (kuşbaşılı pide). Kuşbaşı significa em Português cabeça de pássaro, e é assim que os Turcos designam os pedacinhos de carne. Existem outras variantes de pide, nomeadamente com espinafres e com carne picada. São cozinhadas em fogão a lenha e a massa é estaladiça.

Restaurante Sampi, Ancara. Setembro 2007.

28 de setembro de 2007

Poğaça

Arrufadas Simples (Poğaça)

Não deixa de ser interessante a coincidência fonética entre poğaça e fogaça.

Para 6 pessoas

1 copo de leite morno * 42 g de fermento biológico * 1/2 copo de óleo de girassol * 3 copos de farinha * sal

Guarnição:

1 gema * 1 colher de chá de sementes de sésamo * 1 colher de chá de sementes de sésamo preto

Dissolva o fermento no leite. Abra um buraco no centro da farinha e adicione o leite com o fermento, o óleo e o sal. Amasse bem com as mãos. Cubra com um pano húmido e deixe levedar durante 30 minutos. Pegue em porções de massa um pouco maiores do que um ovo. Forme uma bola, depois um rolo e, por fim, uma espiral. Coloque num tabuleiro untado com óleo. Pincele com gema de ovo e polvilhe com as sementes. Aguarde 10-15 minutos antes de colocar no forno. Coza em forno pré-aquecido a 170º até dourarem (cerca de 20 minutos).

27 de setembro de 2007

Chá turco e paskalya

Chá turco e paskalya

Chá turco e paskalya são uma combinação perfeita, entre outras possíveis, nas pastelarias da Turquia. Na esplanada da pastelaria Bulguroğlu, na Yüksel Caddesi, no centro de Ancara, para além do chá e das várias opções de pastelaria, pode assistir-se a manifestações de cariz social, cultural e político.

26 de setembro de 2007

Pão Pita do Ramadão (Ramazan Pidesi)


Venda de Ramazan pidesi (pão pita do Ramadão) numa padaria, no centro de Ancara.

Com o aproximar do pôr do sol e, consequentemente, da hora do iftar (refeição que quebra o jejum do Ramadão), começam a sair fornadas quentinhas do pão mais típico do Ramadão: Ramazan pidesi, cuja tradução literal é pide do Ramadão.
Este pão é pincelado com gema de ovo e polvilhado com sementes de sésamo e/ou sésamo preto, é geralmente redondo, mas também pode ter uma forma alongada.

23 de setembro de 2007

Espetada de Frango (Tavuk Şiş)



A espetada de frango, a seguir ao tavuk döner, será a especialidade de frango mais presente nos restaurantes da Turquia.

Courgettes Recheadas (Kabak Dolması)


Para 4-6 pessoas

4 courgettes * 1 colher de sopa de pasta de tomate * 2 copos de água quente

Para o recheio:

1 copo de bulgur * 1 cebola grande * 1 copo de água * 1 colher de sopa de pimenta-da-jamaica * 100 g de salsa * 1 colher de sopa de azeite * sal

Para o dip de iogurte com alho (sarımsaklı yoğurt):

5 colheres de sopa bem cheias de iogurte (turco ou grego) * 2 alhos picados * 2 colheres de sopa de tomilho seco * sal

Corte uma rodela na base de cada courgette de forma a que se mantenham na posição vertical. Corte também uma rodela da parte superior. Corte-as ao meio. Retire o miolo da courgette com uma colher de café. Reserve. Pique a cebola e leve-a ao lume a saltear juntamente com o azeite. Adicione o bulgur e a salsa picada e salteie mais um pouco. Tempere com o sal e a pimenta-da-jamaica. Adicione um copo de água e cozinhe em lume brando até a água evaporar. Recheie as courgettes com este preparado e coloque-as num tacho com dois copos de água quente e uma colher de sopa de pasta de tomate. Cozinhe em lume brando, com o tacho coberto, durante cerca de 45 minutos. Sirva com o dip de iogurte com alho.

Pode aproveitar o miolo de courgette para fazer uma deliciosa especialidade turca: Pataniscas de Courgette (Kabak Mücveri).

21 de setembro de 2007

Mercado de Bartın

No mercado de Bartın, uma cidade localizada na costa do Mar Negro, encontrei produtos fresquíssimos e orgânicos, trazidos das aldeias vizinhas essencialmente por mulheres. Entre muitos outros, seleccionei estes:


Ginjas (vişne). São muito populares na Turquia, o sumo e a compota deste fruto.


Avelãs frescas (taze fındık). São vendidas assim, logo após a colheita, durante os meses de Julho e Agosto. A Turquia detém 70% da produção mundial de avelãs.


Ameixas (erik). Estas ameixas são especiais. São pequenas, muito doces e saborosas.


Este fruto chama-se cornus mas ou cornizo (kızılcık). A partir deste fruto faz-se uma compota deliciosa.


Malaguetas (cin biberi).


Acelga (pazı). As acelgas estão presentes em vários pratos da culinária turca. Estas são um pouco mais claras.

Veja também este artigo sobre o mercado de Bartın.

20 de setembro de 2007

Néctar de Uva com Cravo-da-índia (Yeşil Üzüm Kompostosu)

O komposto é uma bebida de fruta mais ou menos espessa, uma vez que pode ser confeccionada com frutos inteiros ou liquefeitos. Pode acompanhar qualquer refeição, desde pratos doces a salgados, sendo muito comum durante o Ramadão. Quando é feita com frutos inteiros, como no caso desta receita, é servida em taças individuais e consumida com colher, intercalando os diferentes sabores de uma refeição.


700 g de uvas brancas sem sementes * 1 litro de água * 1 copo de açúcar * 3 cravos-da-índia * flores de anis para decorar

Separe as uvas uma a uma e lave-as. Reserve. Leve ao lume a água com o açúcar e deixe levantar fervura. Adicione as uvas e os cravos-da-índia e cozinhe durante cerca de 10 minutos em lume brando. Desligue o lume e retire os cravos-da-índia. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico. Sirva frio decorado com flores de anis.

Ver também:

Néctar de Alperce (Kayısı Kompostusu)

18 de setembro de 2007

Gelado de Kahramanmaraş (Kahramanmaraş Dondurması)

Gelado de Kahramanmaraş (Kahramanmaraş Dondurması)
Vendedor de gelado de Maraş no centro de Ancara, Maio 2007.

Este gelado é oriundo da cidade de Kahramanmaraş, localizada no sudeste da Turquia. É também conhecido como Maraş dondurması (gelado de Maraş), e pensa-se que a sua produção remonta ao século XVIII. É um gelado delicioso, de textura elástica único no mundo. Os seus ingredientes mais marcantes são o leite de ovelha, o salep, um pó obtido a partir da moagem da raíz de um tipo de orquídea selvagem, e o mástique (resina de lentisco). O sabor característico do salep, aliado ao aroma do mástique, tornam este gelado absolutamente delicioso e imperdível. Pode ser consumido em copo, em cone de baunilha ou numa "sanduiche" de kağıt helvası, um tipo de waffle de baunilha.

17 de setembro de 2007

Pimentos Recheados (Zeytinyağlı Biber Dolması)


Para 4 pessoas

4 pimentos verdes * 1 colher de sopa de azeite * 1 colher de sobremesa de sumo de limão * sal * 2 copos de água

Para o recheio:

1 copo de arroz * 2 cebolas grandes * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de groselhas secas * 1 copo de água * sal * pimenta preta

Lave o arroz e coloque-o de molho em água quente durante 30 minutos. Lave as groselhas e coloque-as também de molho em água morna. Pique muito bem a cebola e leve-a ao lume a saltear com o azeite. Adicione o arroz e as groselhas secas e continue a saltear durante cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta preta. Junte a água e tape o tacho. Cozinhe em lume brando até a água se evaporar. Corte as tampas dos pimentos, lave-os e retire-lhes as sementes. Recheie-os com o arroz. Coloque-os dentro de um tacho com dois copos de água, o sumo de limão e o azeite e tempere com sal. Cozinhe durante cerca de 20-30 minutos em lume brando com o tacho coberto, até toda a água se evaporar.

16 de setembro de 2007

Döner Kebap


O döner kebap é uma das mais famosas fast-food turcas. Consiste numa sande recheada com carne que foi grelhada num espeto vertical giratório. O espeto vai girando e a carne vai recebendo o calor de um grelhador vertical instalado na parede. O nome döner tem precisamente a ver com o acto de rodar, girar. A carne é depois fatiada e cada dose tem geralmente 100 g de carne. A sande é depois recheada também com cebola, tomate e salsa. O döner pode ser de carne de vaca, vitela, carneiro, cordeiro ou frango.

14 de setembro de 2007

Pão Pita do Ramadão (Ramazan Pidesi)



Este pão é típico do Ramadão desde o Império Otomano. Durante o mês do Ramadão, principalmente um pouco antes da hora do iftar, a refeição logo a seguir ao pôr do sol, saem fornadas quentinhas deste pão em todas as pastelarias e padarias do país. A sua massa é muito semelhante à base das pizzas turcas (pide), por isso partilham o mesmo nome.

Para 2 pães

4 copos de farinha de trigo * 6 g de sal * 15 g de fermento biológico (padeiro) * 350 ml de água * 5 g de açúcar * 1 copo de farinha integral

Para polvilhar a mesa de trabalho:

1 copo de farinha integral

Para guarnecer:

1 gema * sementes de sésamo q.b. * sésamo preto q.b.

Dissolva o fermento padeiro e o açúcar na água. Coloque a farinha e o sal numa mesa ou bancada. Abra um buraco no centro da farinha. Adicione a mistura do fermento, amasse bem e deixe repousar durante 10 minutos. Polvilhe a massa com um pouco de farinha e trabalhe-a muito bem com as mãos durante 10-12 minutos. Coloque-a num recipiente fundo e coberto e deixe levedar durante uma hora. Polvilhe uma mesa ou bancada com farinha integral e coloque aí a massa. Amasse bem a massa. Vá polvilhando a mesa de trabalho com a farinha integral. Divida a massa em duas porções iguais e abra-as com as mãos, dando-lhes uma forma redonda. Unte duas formas redondas com azeite ou óleo e polvilhe-as com farinha integral. Coloque a massa em toda a extensão da forma. Pincele com a gema de ovo e polvilhe com sementes de sésamo e sésamo preto. Deixe repousar durante 30 minutos à temperatura ambiente. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 220º.

13 de setembro de 2007

O Ramadão e a Culinária Turca

De acordo com o calendário lunar, este ano o mês sagrado do Ramadão (Ramazan) começa hoje e prolonga-se durante 29 dias, até ao dia 11 de Outubro.
Durante o Ramadão, alguns muçulmanos praticam o jejum (oruç), desde o nascer do sol até ao pôr do sol. No entanto, é durante o Ramadão que mais se valorizam as tradições culinárias, e talvez seja nesta época que há um maior consumo de bens alimentares.
Nesta altura, estão expostos, logo à entrada dos supermercados turcos, vários ingredientes típicos do Ramadão, nomeadamente folhas de massa especial para a confecção de uma sobremesa chamada güllaç, embalagens de şekerpare parcialmente preparado, tâmaras, entre outros. Também são colocados à venda os "pacotes do Ramadão" (Ramazan paketleri). Tratam-se de embalagens com bens alimentares que as pessoas compram e dão aos mais necessitados.

Durante o Ramadão, quem pratica o oruç faz duas refeições: o sahur e o iftar. O sahur é a primeira refeição do dia, realizada antes do nascer do sol, e o iftar acontece logo após o pôr do sol. À hora do iftar as mesas estão cheias com vários aperitivos, bebidas, sopa, pratos principais, sobremesas, frutos secos... O iftar começa com a ingestão de bebidas, geralmente doces, típicas do Ramadão, nomeadamente o şerbet e o komposto. Seguem-se elementos típicos do pequeno-almoço turco, como azeitonas, börek, queijos, tomate, pepino... Depois segue-se a sopa, elemento imprescindível no iftar, continuando o desfile de pratos até às sobremesas. Se por um lado as mesas estão cheias de iguarias durante o iftar, também estão cheias de pessoas. É tradição convidar familiares, amigos e vizinhos para essa refeição.
Antes do nascer do sol, de madrugada, em certas regiões, começa a ouvir-se o bater dos tambores. É uma tradição antiga que tem como finalidade acordar as pessoas para o sahur. O sahur é uma refeição mais ligeira do que o iftar. Ainda assim, é uma refeição substancial que pode ter börek, queijo, azeitonas, chá turco, pilav, entre outros pratos.
O pão por excelência do Ramadão é o Ramazan pidesi. Trata-se de um pão que já era consumido no Ramadão durante o Império Otomano. Um pouco antes do pôr do sol começa a sair dos fornos das várias pastelarias, supermercados e padarias do país.
Quando se começa a aproximar a hora do pôr do sol, muitas pessoas dirigem-se apressadamente para casa para darem início ao iftar, e outras aumentam as filas intermináveis nos restaurantes. Por outro lado, supermercados, lojas e afins ficam quase desertos a essa hora.
As câmaras municipais oferecem o iftar durante todos os dias do Ramadão a quem se dirigir às várias tendas que são montadas um pouco por todo o país. Trata-se de um acto de caridade para com os mais carenciados.
Após o pôr do sol também ocorrem iniciativas de entretenimento que quase sempre incluem um teatro de sombras com as duas personagens características do Ramadão : Hacivat e Karagöz. Esta é uma tradição que foi herdada do Império Otomano.

Mais informação sobre o Ramadão aqui.

12 de setembro de 2007

Sarda Grelhada (Palamut Izgara)

Sarda Grelhada (Palamut Izgara) 

Esta é uma dose individual de sarda grelhada, servida num restaurante do centro de Ancara. Regra geral, nos restaurantes turcos, o peixe é acompanhado simplesmente com salada, e uma das verduras imprescindíveis é a rúcula. O peixe é também servido com limão, que deve ser espremido sobre o peixe. 

A cerveja Efes Pilsen, uma das mais famosas cervejas turcas, combina muito bem com este prato.

Efes Pilsen

Feira de Bartın

Bartın é uma cidade e capital de província localizada no norte da Turquia, a cerca de 17 quilómetros do Mar Negro.
Todas as sextas-feiras realiza-se a feira semanal, no centro da cidade. É uma feira muito interessante, com frutas e legumes trazidos das aldeias vizinhas e vendidos por mulheres de várias idades.



Na região do Mar Negro, as mulheres de todas as idades trabalham arduamente. Para além de todas as tarefas domésticas, trabalham na agricultura e carregam os produtos que cultivam para as cidades e vilas mais próximas, para vendê-los nas feiras. É frequente verem-se mulheres com grandes cestas de verga às costas com os produtos da terra lá dentro.



Em mais nenhuma outra região da Turquia se assiste de forma tão generalizada ao trabalho feminino. Por exemplo, em Ancara a proporção de mulheres a venderem em feiras é reduzidíssima, para não dizer quase inexistente. Outro elemento interessante é o factor idade. Regra geral, na Turquia, a partir de uma certa idade, as pessoas adquirem um estatuto que só lhes permite descansar. As pessoas com mais idade são extremamente respeitadas, não se dedicam a nenhuma actividade e têm sempre prioridade relativamente aos mais novos. Exemplo simbólico desse respeito, é o cumprimento dos mais jovens aos mais velhos que lhes beijam a mão e depois a levam à testa. Na região do Mar Negro mantém-se o respeito, mas modifica-se a relação dos mais velhos com o trabalho.



Os vegetais e frutos são os elementos mais importantes desta feira. No entanto, também existem bancas com queijos, especiarias, azeitonas, frutos secos, entre outros produtos, nomeadamente a camisola do Cristiano Ronaldo.






Bartın, Agosto 2007.

11 de setembro de 2007

Conchas de Mexilhão Recheadas com Arroz e Mexilhão (Midye Dolma)

onchas de Mexilhão Recheadas com Arroz e Mexilhão (Midye Dolma)
Centro de Ancara, Maio 2007.

É muito comum na Turquia a venda ambulante de conchas de mexilhão recheadas, especialmente a partir do final da tarde, uma vez que esta iguaria é particularmente apreciada após o consumo de bebidas alcoólicas. Cada concha de mexilhão é recheada com o respectivo mexilhão e com arroz. No momento da compra, a concha é aberta, regada com sumo de limão e consumida de imediato.

4 de setembro de 2007

Sobre a Cozinha Turca

A culinária turca é muito interessante, diversificada e rica. Por isso, não é de surpreender que juntamente com a francesa e a chinesa seja considerada a melhor do mundo.

A variedade de pratos, suas sequências e combinações, tornam a descoberta da gastronomia turca extremamente aliciante.

A carne mais consumida é o borrego, a vitela e o frango. O peru aparece timidamente em alguns pratos. O fígado, quer de borrego, vitela ou de frango também faz parte da cozinha turca, tal como as tripas de borrego ou a dobrada de vitela.

Os kebabs são sem dúvida os pratos de carne mais típicos, e o sudeste da Turquia, encabeçado pela cidade de Urfa, é o mestre das carnes grelhadas.
O siş kebap é uma espetada feita com carne de borrego, frango ou vitela, de preferência grelhada no carvão. Os verdadeiros grelhados turcos são sempre no carvão, o que confere um sabor inconfundível à carne. Existem muitas outras variedades de kebap, sendo o mais famoso o döner kebap. Trata-se de carne, geralmente de vitela e borrego, mas que também pode ser de frango, disposta num ferro vertical que vai girando junto a um grelhador. Essa carne é depois finamente fatiada e servida no pão ou em prato. O Adana Kebap e o Urfa Kebap são também muito típicos. É carne picada manualmente, com uma faca, e depois colocada a toda a volta de um espeto, como se fosse uma espetada, e assada no carvão.

Os köfte (kaftas) são bolinhos de carne picada, geralmente de vitela ou borrego, grelhados. Também os há de frango, e também feitos com diversos legumes, bulgur, arroz ou lentilhas.
Há ainda os estufados com pedaços de carne ou com carne picada, com adição de leguminosas e legumes, resultando em variedades intermináveis.

A quantidade de pratos feitos à base de legumes é imensa, e as leguminosas, como as lentilhas, gão-de-bico, feijão branco e feijão vermelho, também ocupam um lugar de destaque. O kuru fasuliye, considerado o prato nacional turco, é uma receita muito simples feita com feijão branco.

Kuru Fasulye
Kuru fasulye e pilaf de arroz com massa pevide (arpa şehriyeli pirinç pilavı)

As dolma e as sarma são muito marcantes na culinária turca. Dolma é o nome atribuído aos vegetais recheados, essencialmente tomates, pimentos, beringelas e courgettes, enquanto que sarma são os rolinhos de vegetais, cujo exemplo mais famoso são os rolinhos de folhas de videira. Quer num caso quer noutro, o recheio é geralmente à base de arroz e especiarias.

A beringela é utilizada numa grande diversidade de pratos, desde o Karnıyarık e Hünkar Beğendi, passando pela salada de beringela e pelas beringelas recheadas. Tal como em Portugal se aplica ao bacalhau a expressão de que existem 1001 maneiras de o preparar, os Turcos dizem o mesmo da beringela.

As sopas mais famosas e que fazem parte do menu da maior parte dos restaurantes turcos, são a sopa de lentilhas vermelhas (mercimek çorbası) e a sopa Ezogelin (Ezogelin çorbası), com lentilhas vermelhas, mas também com bulgur. Ambas devem ser regadas com sumo de limão e são verdadeiramente reconfortantes. Mas há muitas mais sopas, algumas delas surpreendentes, como a sopa de iogurte (yoğurt çorbası) ou a yayla çorbası, ambas com iogurte na sua composição.

O peixe também integra a alimentação turca, mas principalmente nas zonas costeiras do Mar Negro, Mar Egeu e Mar Mediterrâneo. Nas regiões do interior, o consumo de peixe é reduzido. O peixe mais consumido é sem dúvida o biqueirão (hamsi), seguido da sarda (palamut), dois peixes que só são pescados durante o Inverno. A dourada (çipura) e o robalo (levrek) existem durante todo o ano, e são também bastante procurados.


Pescadores no mercado de peixe de Kuşadası, na costa do Mar Egeu

Outra deliciosa especialidade turca é o pilav, do qual existem muitas variedades, feitas a partir de arroz, bulgur ou massa pevide.

O börek é um tipo de pastelaria salgada com diversas variantes. Pode ser um bolo salgado feito com camadas de massa filo (yufka) recheadas. Os recheios podem ser de espinafres, queijo, carne picada, beringela, entre outros. Pode também ter forma de cigarro (sigara böreği), de amuleto (muska boreği), entre outras. A variedade de boreks é enorme, existindo também variantes com outro tipo de massa que não a massa filo (yufka).






















Sigara böreği, rolos crocantes de massa filo, que podem ser recheados com queijo feta, carne picada ou batata.

A pastelaria turca é muito diversificada. Para além do börek, há também poğaça (lê-se poaça), çorek, açma, çatal, entre outros. O simit, uma rosca polvilhada com sementes de sésamo e distribuida por vendedores ambulantes em todas as ruas do país, será o exemplo mais famoso.
A rosca do kandil (Kandil Simidi), que só é vendida nos cinco dias do Kandil, é outra variedade de simit. Mas há mais, nomeadamente variedades intermináveis de biscoitos que vão do doce (un kurabiyesi) ao salgado (kuru pasta).


Roscas do Kandil (Kandil Simidi), à venda no dia do Berat Kandili.

O delicioso iogurte natural turco é também uma especialidade. A origem da palavra iogurte (yoğurt) é turca e muito provavelmente terá sido utilizado pela primeira vez pelas tribos túrquicas nómadas. O seu sabor e consistência são únicos. É consumido como bebida (ayran), como acompanhamento de pratos salgados, como ingrediente principal de sopas e de molhos ou dips.

Os queijos turcos são também muito interessantes e surpreendentes, para além de deliciosos. Os apreciadores de queijo têm também muito para descobrir.

O kaymak é um verdadeiro manjar. É feito a partir da nata do leite por processo artesanal. Acompanha doces na perfeição, como o ekmek kadayıf ou o künefe, e pode também ser misturado com o delicioso mel turco.

A Turquia tem a sua própria fast-food, que é a mais apreciada pela generalidade dos Turcos, apesar da presença de famosas cadeias internacionais. Os exemplos mais populares, para além do incontornável döner, são a pide e o lahmacun (duas variantes semelhantes a pizzas mas com diferenças bem marcadas em termos de massa, recheio e tempero), o gözleme (crepes salgados recheados), o kümpir (batata assada recheada) e o kököreç.

As sobremesas turcas dividem-se essencialmente em doces de leite e doces com calda de açúcar. Existem variedades deliciosas de doces de leite, cujos exemplares mais famosos são o arroz doce (sütlaç), o kazandibi, o keşkül ou o muhallebi. Os exemplos mais famosos da doçaria turca serão a baklava e o şekerpare, mas há muitos mais, como aqueles que têm como base a massa kadaif, como a burma kadayıf, ou a lokma e o halka tatlısı. São muitas as variedades de doces feitos com massa filo (yufka) ou massa kadaif, recheados com pistácios, nozes ou avelãs e regados com calda de açúcar. O künefe é um doce muito interessante, feito com massa kadaif, queijo e calda de açúcar. Há também os vários tipos de helva, um doce que pode ser feito à base de farinha ou semolina e manteiga, o kabak tatlısı, que é um doce de bolina, e muitos outros. É impossível falar em doces turcos e não referir o lokum ou delícias turcas, provavelmente o doce turco mais famoso juntamente com a baklava. Há também o pişmaniye, o cevizli sucuk, e a lista é interminável.

O café turco, chá turco, ayran, boza, sahlep e rakı são algumas das bebidas tradicionais da Turquia. Beber rakı, a bebida nacional da Turquia, é um ritual acompanhado por uma grande variedade de meze (entradas) e música turca. A Turquia também produz vinho cada vez com maior qualidade, cerveja (Efes Pilsen, Tekel...), vodka, gin e licores.

Quando alguém é recebido numa casa turca, é surpreendido com uma variedade impressionante de pratos e faz sempre novas descobertas em cada nova visita.
A melhor forma de provar a verdadeira culinária turca, é sem dúvida nas acolhedoras casas turcas. Existem igualmente óptimos restaurantes, que oferecem um vasto leque de pratos de comida caseira turca, especialmente nos locais mais frequentados por turistas. No entanto, a cada esquina existem em toda a Turquia os restaurantes que repetem o mesmo menu à base de döner, kebap, köfte, pide, lahmacun, gözleme... Estes são pratos que sem dúvida caracterizam a gastronomia turca, mas não dão de forma alguma uma ideia abrangente da verdadeira culinária do país. Por isso, se vier à Turquia, deverá procurar também restaurantes com comida caseira (ev yemekleri), para ter uma ideia um pouco mais abrangente desta culinária tão rica.

Os Turcos são um povo extremamente hospitaleiro e não se espante se for convidado para jantar ou almoçar em casa de uma família turca. Especialmente se visitar uma das muitas belas vilas e aldeias.

2 de setembro de 2007

Pilaf de Arroz com Massa Pevide (Şehriyeli Pilav)

Pilaf de Arroz com Massa Pevide (Şehriyeli Pilav)


Para 4 pessoas

1 copo de arroz * 1 colher de sopa de massa pevide * 2 colheres de sopa de azeite * 1 1/2 copo de água * sal * pimenta preta

Salteie a massa pevide, sem qualquer gordura, até escurecer um pouco. Adicione o azeite e o arroz e continue a saltear durante breves minutos. Acrescente a água, o sal e a pimenta preta. Cozinhe em lume brando até toda a água evaporar.